É Bom Saber

Por que contratar uma assessoria para a sua festa?




Pessoal, o site UOL publicou uma matéria, bem resumida, sobre as vantagens e desvantagens de se ter uma assessoria para festas de casamento. Esse não é o meu único trabalho, pois organizo vários tipos de festas, mas acho que vale a pena vocês checarem as informações e tirarem suas próprias conclusões de acordo com as suas necessidades.



Tranquilidade e segurança: com toda a emoção do "grande dia", fica difícil para os noivos também se preocuparem com a ordem dos acontecimentos, com a organização e com os possíveis imprevistos durante a festa. Quando uma assessoria é contratada, tudo isso passa a ser de responsabilidade dela, deixando aos noivos e familiares apenas a missão de se entregar e aproveitar o momento ao máximo. "Uma vez, soube de um caso em que o bolo de casamento não foi entregue no dia. Mas a assessora, com uma boa rede de contatos, conseguiu outro em tempo", exemplifica Fernanda Floret, autora do blog Vestida de Noiva (www.vestidadenoiva.com).


Sem surpresas: uma assessora de eventos faz festas todos os dias e está acostumada com o meio. "Eu contratei uma assessora, pois, como é uma área que tínhamos pouco conhecimento, nos sentíamos perdidos e inseguros ao fechar com um fornecedor. O que mais ouvíamos eram pessoas que foram enganadas pelas empresas", conta Juliana Zoriki, que se casou recentemente. Por isso, a assessora Norma Marques lembra que, ao contratar uma assessoria experiente e com credibilidade no mercado, o cliente estará protegendo seu evento, preservando o sucesso da sua festa, mantendo profissionais de igual credibilidade e evitando surpresas de última hora.


Agenda apertada: organizar um casamento requer tempo e dedicação. Por isso, se sua agenda está sempre cheia, a solução para os seus problemas pode estar na contratação de uma assessora. "O profissional, com sua expertise e ampla carteira de fornecedores, tem condições de minimizar tempo e decisões, fazendo as escolhas acertadas de acordo com o perfil do cliente", afirma a assessora Norma Marques. Para cada fornecedor, são necessárias muitas conversas até fechar negócio. Com o intermédio de uma assessoria, o número de preocupações dos noivos na fase de organização diminui muito, fazendo com que não percam muito tempo.


Se não entende muito de casamentos: em geral, as pessoas não têm experiência em organizar festas de grande porte, como uma festa de casamento. "A assessoria abre portas, mostrando o que é possível, o que é tradição, o que é tendência, o que é bonito, o que mais se encaixa dentro dos padrões do casal e da família e assim por diante", explica Norma Marques, cerimonialista, consultora e assessora de eventos. E mostrar o caminho do que é necessário para organizar um casamento, muitas vezes, é exatamente o que o casal precisa para a festa engrenar de vez.



Ótimos negócios com os fornecedores: embora seja mais uma despesa, a contratação de uma assessoria pode reduzir o valor final da festa: "Em geral, assessorias têm boas parcerias com os prestadores de serviço e conseguem melhores preços ou condições de pagamento para os noivos", explica Fernanda Floret. Para a empresária Juliana Zoriki, 31 anos, que se casou recentemente com o economista Ulisses Miranda, 30, a contratação de uma assessora ajudou na redução de custos. "Por conta da indicações da assessoria, conseguimos vários descontos e facilidades com os fornecedores. Além disso, percebi que, por muitos deles, tivemos um tratamento especial já que fomos indicados por tal assessoria", conta Juliana.


"Mini wedding": festas menores podem exigir menos trabalho, principalmente se for algo íntimo, para familiares e amigos próximos, e que requeira simplicidade. Para Sammia Ferreira, do blog Casando Sem Grana (www.casandosemgrana.com.br), um casamento pequeno e descontraído não tem necessidade de ter a contratação de uma assessoria. "Por ser uma celebração mais leve e solta, ela não requer tantos protocolos e rituais." E, mesmo sem a ajuda de uma assessoria, o decorrer do "grande dia" será mais tranquilo.



Cidade pequena: para casais que são do interior e moram em cidades pequenas, a contratação de uma assessoria pode ser dispensada. Isso porque a quantidade de fornecedores é bem menor do que nas grandes cidades. "Nesses casos, os noivos conseguem informações de todos os fornecedores em revistas regionais especializadas ou perguntando aos parentes e amigos sobre a qualificação deles, o famoso boca a boca. E, como a quantidade é pequena, um fornecedor pode já conhecer bem o outro e já têm um entrosamento natural ao trabalharem juntos", comenta Ione Mota, assessora e cerimonialista de eventos.


Noivas organizadas: por mais que, muitas vezes, a ajuda de uma assessoria seja imprescindível, algumas noivas são super organizadas e se envolvem com facilidade pelos processos que um casamento requer, dispensando a necessidade da contratação de uma assessoria. Além disso, Sammia Ferreira lembra que, se a noiva, amigos e familiares trabalharem em conjunto, harmonia e organização para cuidar de todos os detalhes, a realização do evento se torna ainda mais possível. Principalmente com a coordenação de uma noiva organizada. Com toda dedicação, só é preciso ficar atenta para não se tornar uma "noivazilla", obcecada por seu casamento.


Toque pessoal: por mais que uma assessoria preze por deixar o casamento perfeitamente ao estilo do casal, alguns detalhes podem ser perdidos em meio a tantas tomadas de decisões. A noiva Carolina Almeida contratou a assessoria apenas para o dia e, por isso, apesar das indicações de fornecedores feitas pela especialista, todas as negociações foram feitas sem a profissional. "Tive um pouco de trabalho, mas achei essencial a minha participação em cada escolha, pois isso me ajudou a ter ideias e deixar a festa com a minha cara, não deixando tudo na mão apenas da assessoria. No fim, acredito que a festa acolheu mais as pessoas e as deixou bem à vontade, pois se sentiram como se estivessem na minha casa", conta Carolina. Noivas mais dedicadas podem até colocar a mão na massa e dar um toque pessoal ao evento, elaborando lembrancinhas ou detalhes da decoração.



Casamento no hotel: por conta da tendência "destination wedding", quando o casamento é realizado fora da cidade de origem dos noivos e de seus convidados, alguns hotéis passaram a oferecer serviços completos para realização de casamentos, que contêm opções de decoração, bufê, doces, dia da noiva, entre outros. "Se o local já oferece todos os serviços para a execução do casamento, a contratação de um assessor se torna desnecessária", afirma a assessora e cerimonialista de eventos Ione Mota.

Para os 'contras', sugiro batermos um papo, que tal?
Beijinhos!



Planejamento é tudo!

Sempre que pensamos em dar uma festa, logo imaginamos como ela será: todo mundo adorando a  comida e a bebida, os convidados se divertindo, a música rolando...mas de repente, percebemos que a festa não está exatamente como a idealizamos e aí surge aquela frustração.

Sabe por quê? Porque, no meio do caminho, acabamos nos esquecendo de algum item importante do planejamento. Essa é a palavra-chave para um evento bem-sucedido: planejamento.

Sempre que for organizar qualquer evento, seja ele intimista para poucos amigos, ou uma super festa para mil convidados, não deixe de pensar e de analisar cada um desses itens: público, local, horário, cardápio, tema, decoração, entretenimento e viabilidade.

Tudo começa com a lista de convidados, é a partir dela que os outros itens serão definidos. Eu sei que a festa é sua, mas se não pensar no perfil do seu público não haverá comemoração! Não vai adiantar querer servir algo muito sofisticado se seus convidados são mais descolados. 

Definida essa parte, é hora de pensar num local que tenha um espaço proporcional à quantidade de convidados. Nem muito grande, dando a impressão de que foram poucas pessoas, nem tão pequeno que comprometa o conforto delas.

Local escolhido, é hora de pensar no horário que definirá o tipo de cardápio a ser servido: café da manhã, coffee break, almoço, brunch, chá da tarde, coquetel ou jantar.

Decididos os comes e bebes da festa, determine o tema e a decoração. Itens imprescindíveis, pois eles serão a 'cara' da sua festa. Aqui, é preciso pensar em cada detalhe, desde o convite até a lembrancinha, tudo deve estar em perfeita harmonia com o tema e a decoração escolhidos.

Por fim, escolha um entretenimento para divertir seus convidados: banda, dj, bateria de escola de samba, mágico, palhaço ou, até mesmo, algo criado por você como um jogo. Daí então, é hora de você estudar a viabilidade de tudo isso e colocar em prática. 

Lembre-se sempre de que seu evento depende de boas contratações, não coloque em risco esse dia tão especial por economias desnecessárias. Um dos trabalhos da assessoria é fazer as melhores contratações dentro do seu orçamento, pensando no melhor custo-benefício para você.

Beijo grande e boa semana!


Nenhum comentário:

Postar um comentário